Otorrino Vale
dicas

Como combater os resfriados

COMPARTILHE:
Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial   Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial
Content for class "clear" Goes Here

Dor de cabeça, nariz entupido, tosse, febre, olhos coçando, dor de garganta, dores musculares. Se você é como a maioria das pessoas, conhece muito bem os sintomas dos resfriados comuns. Apesar dos americanos gastarem bilhões de dólares por ano com consultas e remédios para resfriados (tudo, desde lenços de papel e vitamina C, até descongestionantes vendidos sem receita e chás de ervas), não existe cura para o resfriado comum. Felizmente, existem modos de você se recuperar mais facilmente. Neste artigo nós discutiremos todos os aspectos do resfriado, incluindo técnicas de autocuidado, quando você deve consultar um médico e como evitar transmitir seu resfriado para os inocentes que estão ao seu redor. Para começar, nós discutiremos sobre as origens e causas do resfriado comum.

Um resfriado é uma infecção respiratória superior causada por qualquer uma das centenas de vírus diferentes que existem. Infelizmente os cientistas ainda não descobriram como derrotar estes vírus. O corpo deve confiar nas suas próprias defesas pessoais.

Durante um resfriado, as partículas do vírus penetram a camada da mucosa do nariz e da garganta e se ligam às células. Os vírus fazem buracos nas membranas celulares permitindo que o material genético viral entre nas células. Dentro de um curto espaço de tempo, o vírus assume e força as células a produzirem centenas de novas partículas de vírus.

Em resposta a esta invasão viral, o corpo libera suas defesas: o nariz e a garganta liberam elementos químicos que acionam o sistema imunológico, as células danificadas produzem elementos químicos chamados de prostaglandinas, que acionam a inflamação e atraem os leucócitos que combatem a infecção; os pequenos vasos sangüíneos se esticam, abrindo espaço para permitir a passagem do fluído do sangue (plasma) e leucócitos especializados para entrar na área infectada; a temperatura corporal aumenta, melhorando a resposta imunológica e a histamina é liberada, aumentando a produção de muco nasal num esforço para aprisionar as partículas virais e removê-las do corpo.

Na batalha contra o vírus do resfriado, o corpo contra-ataca com sua artilharia pesada: leucócitos especializados chamados de monócitos e linfócitos; o interferon, geralmente chamado de “medicamento antiviral próprio do corpo” e 20 ou mais proteínas que circulam no plasma sangüíneo e revestem os vírus e células infectadas, tornando mais fácil os leucócitos identificá-los e destruí-los.

Os sintomas que você experimenta como um resfriado são geralmente as respostas imunológicas naturais do corpo. Na verdade, no momento em que você estiver se sentindo resfriado, provavelmente já está infectado há um dia e meio. Uma vez infectado, você pode tentar amenizar algumas das dores. Na próxima seção você revisará algumas dicas para aliviar os sintomas do resfriado.

Como enfrentar um resfriado

Muitas pessoas acreditam no velho ditado, “Não faça nada e seu resfriado durará sete dias. Faça tudo e ele durará uma semana”. Na verdade, não é incomum que um resfriado dure algumas semanas. E basicamente, isto é verdade. Mas seguir estas técnicas simples podem ajudar você a se sentir mais confortável e ajudar seu corpo a se curar o mais rápido possível.

Tome muito líquido – os líquidos podem ajudar a afinar o muco, deixando que corra livremente e ajudando o corpo a expelir as partículas dos vírus que estão presas nele. A água e outros líquidos também combatem a desidratação. Então beba pelo menos 250ml de líquido a cada duas horas.

Faça uma canja de galinha
– um dos líquidos quentes mais benéficos que você pode consumir quando tem resfriado é a canja de galinha. Foi receitado pela primeira vez para o resfriado comum pelo rabino/médico Moses Maimonides, no Egito do século XII, e se tornou o principal remédio folclórico desde então. Em 1978, o Dr. Marvin Sackner do Hospital Mount Sinai, em Miami Beach, Flórida, incluiu a canja de galinha em um teste sobre os efeitos da ingestão de água quente e gelada na depuração do muco. Para a surpresa do médico, a canja de galinha ficou em primeiro lugar, água quente em segundo e água gelada bem distante em terceiro. O trabalho de Sackner desde então tem sido reproduzido por outros pesquisadores.

Descanso – os médicos discordam sobre se você deve ou não tirar um dia ou dois de folga do trabalho quando você pega um resfriado. Entretanto, todos concordam que um descanso extra ajuda. Se afastar do trabalho pode ser uma boa idéia também do ponto de vista da prevenção. Os seus colegas de trabalho provavelmente apreciarão se você não espalhar o vírus do resfriado pelo escritório. Se você decidir ficar em casa siga estes conselhos e vá devagar, leia um bom livro, assista tv, tire cochilos.

Você também pode mudar sua rotina normal de exercícios quando está resfriado ou pelo menos durante os dias em que estiver pior. Novamente, deixe seu corpo ser seu guia. Se você estiver se sentindo péssimo, o melhor conselho é ficar na cama.

Fique aquecido - ainda que o ar gelado não cause os resfriados, você pode se sentir mais confortável se ficar dentro de casa e coberto, especialmente se tiver febre. Não há motivo para estressar mais o corpo.

Use uma solução de água e sal – a inflamação e inchaço do nariz durante um resfriado é causado por moléculas chamadas de citocinas ou linfocinas que são criadas pelo corpo enquanto combatem a infecção. A pesquisa mostra que retirar essas moléculas com água reduzem o inchaço. Encha um recipiente de spray nasal com água salgada diluída (uma colher de chá de sal para 250 ml de água) e aplique em cada narina três ou quatro vezes. Repita este procedimento cinco a seis vezes ao dia.

Gargarejo com água morna e sal – gargarejar com água morna e sal (1/4 de colher de chá de sal em 250 ml de água morna) a cada duas horas pode melhorar a dor e a sensação de garganta arranhada. Água com sal é um adstringente (significa que faz com que o tecido contraia), o que pode melhorar a inflamação na garganta e ajudar a soltar o muco.

Ingira vitamina C – apesar dos estudos sugerirem que a vitamina C pode estimular o sistema imunológico do corpo, a utilização desta vitamina no tratamento de resfriados ainda é controversa. Muitos médicos não recomendam a vitamina C como remédio para o resfriado. Entretanto, algumas evidências, altamente discutíveis, sugerem que a ingestão de 2.000 miligramas ou mais de vitamina C diariamente podem diminuir a gravidade dos sintomas do resfriado.

Se você decidir tentar aumentar a ingestão de vitamina C durante o resfriado não extrapole. Enquanto descobriu-se que a vitamina C é relativamente segura em doses de até 10.000 miligramas por dia, algumas pessoas descobriram que a vitamina C pode causar diarréia. A maneira mais segura de obter mais vitamina C é simplesmente ingerir com mais freqüência alimentos ricos em vitamina C. Por exemplo, uma vez que você precisará aumentar a ingestão de líquidos enquanto estiver resfriado, tome suco de laranja.

Vaporize – o vapor pode soltar o muco, especialmente se o muco estiver espesso. Um umidificador trará umidade ao seu ambiente, o que pode fazer você se sentir mais confortável e manterá os tecidos nasais úmidos. Isto é útil porque as membranas nasais secas fornecem uma proteção fraca contra a invasão viral.

Pare de fumar – você vai se sentir melhor muito mais rápido e diminuir os riscos de ficar ainda mais doente. Os médicos dizem que para os fumantes é muito pior se recuperar de um resfriado do que para os não fumantes. Fumar enquanto se está resfriado irrita os brônquios, o que aumenta o risco de desenvolver pneumonia e outras complicações.

Além de irritar a garganta e os brônquios fumar abala o sistema imunológico. Uma vez que você dependa do seu próprio sistema imunológico e não de medicamentos para curar um resfriado, vai querer estar na sua melhor forma possível para ganhar essa batalha.

Fique longe de bebidas alcoólicas - melhor se abster das bebidas alcoólicas, pois elas aumentam a congestão da membrana mucosa e causam desidratação.

Mantenha uma atitude positiva – alguns pesquisadores sugerem que uma atitude positiva de “eu posso vencer esse resfriado” pode melhorar o sistema imunológico enquanto você combate o resfriado. Por outro lado, uma atitude negativa poderia fazer com que as suas defesas diminuíssem ainda mais.

Como funciona a transmissão
A maioria dos especialistas em resfriados estão convencidos de que estes vírus são transmitidos de duas maneiras: pelo contato direto e por gotas nasais expelidas pela pessoa contaminada que são inaladas pelas outras pessoas (o chamado “método aerosol”). O método de contato direto funciona mais ou menos assim: você inala um vírus pelo seu nariz. Logo depois, você toca o nariz ou espirra na sua mão, o que contamina seus dedos com os vírus. Depois você abre uma porta depositando os vírus na maçaneta. Qualquer pessoa que segura a maçaneta pode pegar os germes. Elas podem tocar os olhos ou nariz e logo estarão resfriadas também.

Os vírus podem viver em objetos inanimados como telefones, maçanetas e lenços de pano, mas não há certeza por quanto tempo. Para evitar espalhar seu resfriado para as outras pessoas através do contato direto, use lenços de papel ao invés de lenço de pano e sempre que for espirrar ou tossir, jogue os lenços fora imediatamente e lave as mãos freqüentemente.

As pessoas também podem pegar seu resfriado inalando diretamente as partículas de vírus. Enquanto a maioria de nós se sente desconfortável perto de alguém que está espirrando e tossindo, a verdade é que estes sintomas são o último estágio e geralmente aparecem quando a pessoa está menos infectada. A maioria das pessoas espalha seu resfriado para os outros durante os primeiros dias, quando a garganta dói e estão começando a ficar mal.  De qualquer maneira cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar.

Desvantagens dos medicamentos

Quando o inverno chega, os consultórios médicos enchem de pessoas procurando a cura para o resfriado. Infelizmente, a medicina moderna não possui um medicamento que seja eficiente contra os mais de 200 vírus. Antibióticos, como a penicilina, não funcionam contra os vírus do resfriado.

Entretanto, isso não evita que muitas pessoas peçam aos médicos injeções de penicilina ou antibióticos que, além de serem ineficientes contra os resfriados, são caros e podem causar efeitos colaterais que podem fazer você se sentir ainda pior. Essa utilização não garantida de antibióticos contribui para o desenvolvimento de cepas de bactérias resistentes a antibióticos.

Alguns especialistas em resfriados acreditam que os remédios populares para resfriado podem na verdade inibir as respostas imunológicas do corpo uma vez que suprimem os sintomas do resfriado. Todos os sintomas do resfriado são parte da resposta natural do seu corpo nesta batalha contra os invasores virais. Parar ou suprimir estas respostas na verdade pode fazer com que seu resfriado dure mais.

Por exemplo, alguns especialistas dizem que uma febre moderada (abaixo de 38,8ºC) melhora a capacidade do corpo em combater o vírus do resfriado. Já se você tem mais que 60 anos, possui problemas no coração ou tem alguma doença de saúde que compromete a imunidade, você deve entrar em contato com o médico ao primeiro sinal de febre.

Outro exemplo de remédios para resfriado potencialmente contraproducente são os anti-histamínicos, que são ingredientes comuns nas fórmulas para multi-sintomas dos resfriados. Os anti-histamínicos evitam que o nariz escorra, mas eles causam mais mal do que bem, secando ainda mais as membranas da mucosa que já estão irritadas. Os anti-histamínicos tornam o muco nasal mais espesso e fazem você usar muito mais descongestionante. Para completar, os anti-histamínicos podem causar uma tosse irritante.

Um remédio para resfriado sem prescrição que pode trazer algum alívio sintomático útil é a pseudoefedrina. Esse descongestionante libera as vias nasais congestionadas reduzindo o inchaço e produção de fluído, enquanto promove a drenagem do muco nasal. As pessoas que tem pressão arterial alta ou doença do coração, entretanto, deve evitar estes medicamentos sem prescrição.

Os xaropes para tosse que contém guaicolato de glicerina (mas não dextrometorfano) podem ajudar a soltar o catarro.

O resfriado ocasional é um fato da vida com o qual todos temos que lidar. Munidos das informações deste artigo você vai lidar muito melhor com seu próximo resfriado.

Quando consultar um médico

Enquanto a maioria dos resfriados pode ser eficientemente tratado em casa, você deve ligar para o médico, se:

* tiver uma dor de cabeça e o pescoço rijo sem outros sintomas de resfriado;
* tiver uma dor de cabeça e de garganta sem outro sintoma de resfriado;
* tiver sintomas de resfriado e dor significativa no nariz e na face e que não desaparece;
* tiver uma febre acima de 38,3ºC (adultos);
* seu filho tiver febre acima de 38,8ºC;
* tiver febre repentina;
* tiver uma tosse seca por mais de dez dias;
* sua tosse produzir sangue;
* e seu filho tem febre acima de 38,8ºC.

Unidade 1

Rua major José dos Santos Moreira, 595, Pindamonhangaba - (12) 3643-2044
Saíba como chegar

Unidade 2

Rua Tadeu Ranzel Pestana, nº 364, Campos do Jordão - (12) 3662-1339
Saíba como chegar

Unidade 3

Em breve uma nova unidade!
OTORRINO VALE SCAPUCCIN.
Todos os direitos reservados
otorrinovale no facebook
Xway