Otorrino Vale
cirurgias

Correção da orelha de abano (Otoplastia)

COMPARTILHE:
Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial   Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial
Content for class "clear" Goes Here

A orelha em abano causa, geralmente, incômodo e constrangimento, principalmente na infância, podendo acarretar profundos traumas psicológicos e de comportamento, prejudicando o convívio social.

O objetivo da otoplastia é corrigir as alterações estéticas do formato da orelha, deixando-a com aparência natural e harmoniosa, sem os estigmas da orelha em abano ou até mesmo da cirurgia.

Até os 6 anos de idade a orelha tem grande crescimento, quando atinge um tamanho bem próximo ao de adulto. É recomendado operar após essa idade. Também é muito comum realizar a otoplastia em adolescentes e adultos.

Em geral, a cirurgia é praticada apenas com anestesia local e sedação, sem nenhuma dor ou incômodo. É um procedimento muito simples, com duração de 1 hora e risco muito baixo, semelhante a extrair um dente. A cicatriz é, normalmente, imperceptível, por ficar fina e na dobra detrás da orelha. A alta hospitalar ocorre no mesmo dia, poucas horas após o término do procedimento.

Recuperação

É comum inchaço por 3 semanas e algum desconforto, como sensação de latejamento nos primeiros dias, facilmente controlada com analgésicos de rotina. Também é comum diminuição na sensibilidade local por até alguns meses.

O retorno às atividades normais se dá entre 2 a 4 dias (exceto exercícios físicos, que deverão esperar pelo menos 3 semanas). Deve-se evitar traumas na orelha (como dormir em cima dela) e usar uma bandagem elástica ao dormir por 45 dias, em média. Os pontos são retirados com 2 semanas, de modo totalmente indolor e rápido.

Resultado

Imediatamente após a cirurgia já se pode notar praticamente seu formato final, embora com inchaço que regride em até 3 semanas.

Complicações são raras, podendo ocorrer: infecção, abertura de pontos, quelóide (determinado geneticamente

Recomendações Pós-Operatórias

1. Evitar sol, friagem, vento e traumatismos locais por um período de 10 dias

2. Comparecer ao consultório para controle pós-operatório nos dias indicados

3. Poderá retornar às atividades escolares, profissionais entre outras, 4 a 5 dias após a cirurgia

 

4. Alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente a base de proteínas e vitaminas

Unidade 1

Rua major José dos Santos Moreira, 595, Pindamonhangaba - (12) 3643-2044
Saíba como chegar

Unidade 2

Rua Tadeu Ranzel Pestana, nº 364, Campos do Jordão - (12) 3662-1339
Saíba como chegar

Unidade 3

Em breve uma nova unidade!
OTORRINO VALE SCAPUCCIN.
Todos os direitos reservados
otorrinovale no facebook
Xway