Perda de audição

A perda auditiva é a redução reversível ou permanente da capacidade de perceber ou compreender os sons. Esta perda pode ser parcial ou total. A causa mais comum de perda auditiva (neurossensorial) é a Presbiacusia, causada pelas alterações degenerativas do envelhecimento, com início ao redor dos 40 anos e com sintomas a partir dos 50 anos de idade. A segunda causa mais comum é a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR), ocasionada por exposições prolongadas ao ruído de origem ocupacional ou de lazer. Diversos outros fatores podem estar associados ou serem desencadeadores das perdas auditivas, como: fatores genéticos, história familiar de perda auditiva, alterações do colesterol, arteriosclerose, tabagismo, estresse, álcool, doenças reumatológias, diabete e uso de medicações (diversos medicamentos como antibióticos da classe dos aminoglicosídeos, diuréticos como furosemida, drogas quimioterápicas como cisplatina e outras drogas como anti-inflamatórios não esteroidais e aspirinas).

Temos basicamente 3 tipos de perda auditiva:

Condutiva: pode ter como causa rolhas de cera, otite externa e otite média aguda ou secretora, alem de problemas de membrana timpânica e de cadeia ossicular (otite média crônica).

Neurossensorial: perda ocasionada por algum dano ao nervo auditivo e cóclea (órgão responsável pela audição, transforma vibrações em impulsos elétricos). Presbiacusia, perda auditiva por ruído, entre outras.

Mista: associação de ambas

O tratamento da perda auditiva deve ser direcionado ao fator desencadeante. Remoção de cerumem, tratamento da otite média aguda, secretora ou crônica. Pacientes com perdas neurossensoriais irreversíveis, devem utilizar apararelhos auditivos, hoje disponíveis em diversas opções, e de acordo com o tipo e grau de perda auditiva do paciente.