Refluxo

Atualmente estima-se que 4 a 10% dos pacientes que procuram otorrinolaringologista apresentam sintomas associados ao refluxo gastroesofágico (Doença do Refluxo Gastroesofágico), sendo a inflamação da laringe (laringite), causada pelo refluxo laringofaríngeo, a manifestação otorrinolaringológica mais comum. É uma inflamação crônica da laringe decorrente do refluxo do conteúdo gastroduodenal até a faringe e laringe.

Os sintomas mais comuns do paciente com refluxo são: rouquidão (disfonia), sensação de corpo estranho na garganta (globus faríngeo), tosse frequente, dor de garganta, mau hálito e sensação de secreção constante na garganta. De maneira geral, os pacientes com refluxo laringofaríngeo não apresentam os sintomas clássicos do paciente com refluxo gastroesofágico, como regurgitação e queimação no peito (retroesternal).

O diagnóstico é feito através da história clínica, exame físico e exame de nasofibrolaringoscopia (ou laringoscopia). Em alguns casos, pode ser necessário a realização de endoscopia digestiva ou pHmetria de 24 horas.

O tratamento é realizado através de dieta (lista abaixo), mudanças nos hábitos de vida e uso de medicamentos, como procinéticos ou inibidores da bomba de prótons.

Seguem abaixo as orientações de dieta e hábitos de vida para pacientes com refluxo (laringofaríngeo):