Rinite alérgica

A porcentagem da população brasileira acometida pela rinite alérgica é bastante elevada, atingindo em algumas regiões até 30% da população. É caracterizada por uma inflamação da mucosa (“pele” de revestimento) da porção interna do nariz.

Os principais fatores associados ao desenvolvimento dos sintomas da rinite alérgica são:

Alérgenos: principalmente os ácaros da poeira doméstica, as baratas e os pelos de animais domésticos.

Irritantes e poluentes ambientais: fumaça do cigarro, poluentes em casa, ozônio e dióxido de enxofre.

Os principais sintomas da rinite alérgica são: nariz entupido (congestão nasal), espirros, coceira (prurido) e secreção aquosa no nariz (coriza). Além disso, é uma das causas do desenvolvimento do “respirador bucal”, pode estar associada aos quadros de sinusite e está muitas vezes relacionada aos quadros de asma, podendo piorar os quadros pulmonares. O diagnóstico é feito através da história clínica, exame físico e exames complementares (exames de sangue ou testes alérgicos).

O tratamento é realizado com cuidados ambientais (listados abaixo), medicamentos (antialérgico, spray nasal, anti-inflamatórios, entre outros) e vacinas específicas (imunoterapia).

Relação dos principais pontos a serem observados nos cuidados com a higiene ambiental: