Tosse

A tosse é um dos sintomas mais comuns apresentados por pacientes que procuram avaliação otorrinolaringológica e pulmonar. É definida como tosse crônica quando o sintoma apresenta duração maior do que 8 semanas. A tosse crônica pode causar comprometimento importante da qualidade de vida dos pacientes, podendo ser responsável por alterações do sono, prejudicando as relações sociais, e até incontinência urinária em mulheres.

As principais causas de tosse crônica são: gotejamento nasal posterior, refluxo (refluxo laringofaríngeo) e asma atípica. O gotejamento nasal posterior pode ser causado por rinite alérgica ou sinusite crônica. O refluxo apresenta uma associação muito grande com quadros de tosse.

O diagnóstico é realizado muitas vezes por um conjunto de profissionais, como otorrinolaringologistas, pneumologistas, gastroenterologistas e cardiologistas. Outra causa muito comum de tosse é o uso de medicações para pressão alta (hipertensão), principalmente da classe dos inibidores da angiotensina como: Captopril, Enalapril, Fosinopril, Lisinopril, e Quinapril. Desta forma, o acompanhamento multiprofissional é importante nestes casos.

O tratamento deve ser direcionado a causa do problema. Desta forma, a avaliação clínica, exame físico, exames (nasofibrolaringoscopia, RX tórax e endoscopia), substituição de medicamentos para hipertensão e medicamentos para o tratamento do refluxo e doenças nasais (rinite e sinusite) estão indicados.