Zumbido

O zumbido, ou tinnitus, é um sintoma muito comum na população em geral, e uma causa frequente de consulta otorrinolaringológica. É resultado da percepção de um som que não está no ambiente externo. As principais causas de zumbido são a perda auditiva (algumas vezes o zumbido é o primeiro sintoma) e exposição a ruídos. Além destes, existem muitas outras causas de zumbido, como: alterações metabólicas (diabete, alterações dos hormônios tireoidianos e do colesterol), cardiovasculares (insuficiência cardíaca e hipertensão), neurológicas (meningite, traumatismo de crânio e esclerose múltipla), hábitos alimentares (excesso de cafeína, álcool, fumo, gorduras e açúcar branco) ou medicações (aspirina, anti-inflamatório e antidepressivo).

A avaliação com otorrinolaringologista é fundamental para que o diagnóstico seja realizado. De acordo com as características do zumbido, devem ser solicitados exames otorrinolaringológicos, como a audiometria, e exames gerais (exames laboratoriais de sangue). O tratamento do zumbido está relacionado com as alterações de hábitos de vida, tratamento de doenças diagnosticadas e orientações sobre a benignidade do quadro.